quarta-feira, 17 de abril de 2019

Dia 17 de Abril


Hoje, dia 17/04/2019, 23° dia de nossa viagem Brasil x América do Sul.
Hoje foi dia de descanso em Assunção, capital do Paraguai.
Fizemos um tour pela cidade onde, na sede do Banco Central Paraguaio, visitamos o museu de Jóias e de moedas. As jóias pertenceram a famílias  abastadas à época da independência. O museu mostra a evolução desde as primeiras moedas, mudanças e influências na economia, passando pela criação do papel moeda até os dias atuais. Uma curiosidade é que, o cunho de metais feitos de forma artesanal e que deixava as moedas pesadas, gerou o nome de "peso" sendo que, até os dias de hoje, muitos países da América do Sul, utilizam o nome em sua moeda, citamos como exemplo o Chile; Argentina;...
Passamos pelo palácio do governo federal do Paraguai, um prédio simples porém, histórico. A seguir fomos ao Pantheon Nacional dos Heróis, onde estão depositados os restos mortais de heróis nacionais.
O Pantheon começou a ser construído em 1863, como templo católico e teve sua obra interrompida com o início da guerra do Chaco. Após 70 anos, a obra foi reiniciada em 1929 e inaugurada em 1936(foto).
A guerra do Chaco foi um conflito armado entre o Paraguai e Bolívia entre 1932 e 1935, devido às descoberta de petróleo no Sopé(*) dos Andes. Foi a maior guerra da América do Sul no século XX.
(*) Área de 500km que fica na província de Salta.
O Paraguai enfrentou outra, que foi a maior conflito internacional da América do Sul, a guerra do Paraguai contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai e teve, como causa, a intenção do lide paraguaio Solano López, de tomar a bacia do Prata para ter acesso ao Oceano Atlântico e teve início com a invasão da província brasileira do Mato Grosso. Coma morte do líder Solano López, o Paraguai perdeu mais de 300.000 pessoas, além de 40% de suas terras para o Brasil e Argentina.
Curiosidades paraguaias:
O país tem 90% de católicos e 10% de outras religiões; 61% de sua população vive em área rural e 39% na área urbana.
A capital do Paraguai é banhada por um, belo, rio. O Rio Paraguai nasce no Brasil, em Alto Paraguai, MT; passa pelo MS, é afluente do Rio Paraná. Percorremos 58km na Bolívia e 322km no Paraguai. Possui 2621km de extensão e sua largura é, em média, de 1.700m.
Assim, vamos nos despedindo do Paraguai, seguindo,dia 18/04, para Foz do Iguaçu.......



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 21 de Abril

Dia 21/04/2019, 27° dia de nossa viagem Brasil x América do Sul. Saímos de Pardinho, SP e percorremos 1050km até Castelo ES, nossa origem. ...